Unimarc
Unimarc  
 
Página Inicial > Escolher Formato > Unimarc, Bibliográfico, 1, português > 1-- > 102VoltarFundo
urn:unimarc:bibliographic:1:pt:/102
 
 

102 País de publicação ou produção

Definição do campo

Este campo contém códigos para um ou mais países de publicação ou produção do documento.

Ocorrência

É opcional. Não é repetível.

Indicadores

Indicador 1: em branco (não definido)

Indicador 2: em branco (não definido)

Subcampos

$a País de publicação

Contém um código que representa o país onde o documento foi publicado ou produzido. Os códigos devem ser retirados dos códigos de dois caracteres da ISO 3166 (ver Apêndice B). (É opcional e repetível.)

$b Localidade de publicação

Um código que representa a localidade em que o documento foi publicado ou produzido. A TC46 da ISO está a considerar uma proposta para estabelecer um sistema internacional para os códigos das regiões. Até existir essa norma, as agências podem usar um qualquer código neste subcampo desde que aceite nacional ou internacionalmente. (É opcional e repetível.)

Notas ao conteúdo do campo

Qualquer código de localidade deve seguir imediatamente após o código do país a que pertence. Sempre que é necessário registar mais do que uma localidade dentro do mesmo país, recomenda-se, para facilitar o processamento, que seja repetido para cada caso o código do país, ou seja que cada subcampo $b seja precedido de um subcampo $a. Recomenda-se o registo de um código relativo a cada local de publicação ou produção presente no campo 210.

Campos ou outras entidades relacionadas

210 Publicação, distribuição, etc.

Este campo inclui informação sobre o local de publicação ou produção, numa forma textual.

Relações de outros campos ou entidades

210 Publicação, distribuição, etc.

Este campo contém um código referente ao país ou países de publicação ou produção do documento e um código referente à localidade. Recomenda-se que seja usado o campo 102 para além do campo 210.

Exemplos

Ex. 1:

102 ##$aHU

Ex. 2:

102 ##$aGB$bst

Nos exemplos 2 e 3 foram usados os códigos da Library of Congress consignados no documento USMARC Code List: Countries dado que não há norma internacional para as localidades dentro dos estados soberanos.

Ex. 3:

102 ##$aUS$bca$bny

Nos exemplos 2 e 3 foram usados os códigos da Library of Congress consignados no documento USMARC Code List: Countries dado que não há norma internacional para as localidades dentro dos estados soberanos.

O documento foi publicado na Califórnia e em Nova Iorque.

 
 
Página Inicial > Escolher Formato > Unimarc, Bibliográfico, 1, português > 1-- > 102VoltarTopo
 
 
IFLA © 2003 Biblioteca Nacional
20/Out/2003 23:40:58
Biblioteca Nacional